Bocaina do Farias: o 'Avatar' goiano na Chapada dos Veadeiros com cachoeiras e piscinas naturais

Um verdadeiro achado de tirar o fôlego encravado na Serra Geral do Paranã em São João D’ Aliança


Nosso achado dessa vez parece ter saído do filme Avatar. Mas o melhor é que o lugar é real e fica em solo goiano, mais precisamente na Serra Geral do Paranã em São João D’ Aliança, a cerca de 350 km de Goiânia e 160 km de Brasília, na porta de entrada da Chapada dos Veadeiros (GO).

Prepare-se para conhecer Bocaina do Farias, um verdadeiro paraíso natural que reúne em um só lugar cachoeiras, piscinas naturais e cânions com uma biodiversidade incrível da fauna e flora. O atrativo está localizado em área particular na Fazenda Bucaina.

Um dos atrativos mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros, com formação geológica de milhões de anos que através do choque e deslocamentos das placas no interior da crosta terrestre expõe seus paredões rochosos com mais de 50 metros de altura, compondo uma aquarela vibrante de magia aos olhos dos visitantes. Uma verdadeira obra de arte da natureza, de tirar o fôlego com sua continua erosão fluvial esculpido pelo Ribeirão Faria, rio que nasce na região.


Acostumado com as andanças pelo Cerrado goiano, o turismólogo Luciano Guimarães, que nos ajudou com essa descoberta, ficou impressionado ao conhecer o lugar pela primeira vez. "Não tinha visto nada igual no Brasil nessa tipologia de cânions seco e molhado com 55 m de paredão com clara-boias naturais, o que deixa a sensação muito melhor por conta dos raios de sol que penetram nas gretas dos paredões. A água que corre dentro do cânion é translúcida e super rasinho, só com pedrinhas. Qualquer turista estrangeiro poderia achar que esse lugar poderia ser na Nova Zelândia, Tailândia ou Arizona (EUA). Mas não, é em Goiás", explica.

Localizado a uma distância total de 52,5 km (ida) da sede do município de São João d’ Aliança sendo 26 km pavimentados, 26,5 km em estrada de terra, com acesso de 2 km exclusivamente por meio de veículos 4x4 até a sede da fazenda.

Vale lembrar que o atrativo se encontra em reestruturação, portanto algumas trilhas ainda não estão liberadas para visitação. A gestão e operação é feita exclusivamente por uma operadora local que realiza todo o trabalho receptivo, a Raizeira Ecoturismo e Aventura.

Devido a reestruturação do atrativo a visita só será permitida mediante a agendamento prévio com a própria agência que fica no munícipio de São João D’ Aliança.

Telefone para contato – (61) 9 9631–5151.


Confira os cliques de imagens exuberantes do Luciano Guimarães.




3 visualizações