Conheça 13 dos melhores e mais novos hotéis ecológicos do mundo

De plantio de árvores ao upcycling, a sustentabilidade aprimora a estada nesses estabelecimentos encontrados ao redor do mundo.


SHINTA MANI WILD, CAMBOJA


O designer Bill Bensley construiu o Shinta Mani Wild na fronteira do Parque Nacional do Sul do Cardamomo, no oeste do Camboja, para proteger a floresta ao redor, que ocupa uma área de cerca de 348 hectares. Parte da coleção National Geographic Unique Lodge of the World, o complexo possui 15 tendas de luxo, cada uma com um tema — National Geographic é um deles — e um ofurô ao ar livre. Os hóspedes podem chegar por tirolesa e participar de atividades como piqueniques, caminhadas e acompanhar os guardas florestais na verificação das câmeras instaladas na floresta, que têm como objetivo combater a caça furtiva. Dentre os 120 funcionários, estão ex-caçadores e ex-madeireiros.

FOTO DE BENSLEY COLLECTION, SHINTA MANI WILD


ACAMPAMENTO MAGASHI, RUANDA


Em parceria com a African Parks e o Conselho de Desenvolvimento de Ruanda, o Acampamento Magashi da Wilderness Safaris pretende tornar o Parque Nacional Akagera, que ocupa uma área de cerca de 10 mil hectares, em um lugar autossuficiente e economicamente viável. As seis tendas abastecidas por energia solar proporcionam vistas para o lago, a savana e a vida selvagem.

FOTO DE WILDERNESS SAFARIS


RESERVA DE BAWAH, INDONÉSIA


Situada entre seis ilhas do arquipélago de Anambas, na Indonésia, a Reserva de Bawah hospeda os turistas em 35 bangalôs com quartos com paredes de bambu sobre a água. Explore as praias, bem como os locais de mergulho que oferecem acesso a recifes na reserva marinha da região. As medidas autossustentáveis incluem uma ampla iniciativa voltada à permacultura, que abrange agricultura e paisagismo.

FOTO DE BAWAH RESERVE


VALSANA HOTEL & APPARTEMENTS, SUÍÇA


Sabe qual é o mecanismo de aquecimento utilizado no Valsana Hotel & Appartements na vila alpina de Arosa, na Suíça? Uma “bateria de gelo” que armazena energia geotérmica. Esse hotel, construído parcialmente com materiais reciclados, oferece prática de esqui, caminhadas e nado no lago.

FOTO DE TSCHUGGEN HOTEL GROUP


1 HOTEL BROOKLYN BRIDGE, NOVA YORK


O 1 Hotel Brooklyn Bridge, em Nova York, oferece vistas de Manhattan a partir da base da ponte histórica de mesmo nome. A decoração remete à natureza com uma parede verde no lobby e vasos de musgo nos quartos. Nos bastidores: sistema ecológico de aquecimento e resfriamento, além de captação de água da chuva.

FOTO DE 1 HOTEL BROOKLYN BRIDGE


ISLA PALENQUE, PANAMÁ


Apenas oito casitas à beira-mar e uma vila fazem parte do Isla Palenque, no Panamá, um resort em uma ilha particular que ocupa uma área de cerca de 161 hectares no Golfo de Chiriquí, no Pacífico. Construído de forma sustentável e com funcionários que moram na região, esse hotel da coleção National Geographic Unique Lodge of the World convida cada hóspede a plantar uma árvore.

FOTO DE NATIONAL GEOGRAPHIC UNIQUE LODGES OF THE WORLD


CANNÚA, COLÔMBIA


Construído com bambu e tijolos produzidos no local, e abastecido por hortas orgânicas, o Cannúa de 18 quartos ocupa cerca de 11 hectares (8,9 são de florestas protegidas) na biodiversa Antioquia, na Colômbia. Visite fazendas de café, caminhe por trilhas antigas e observe papagaios selvagens na natureza.

FOTO DE CANNÚA


OCEAN HOUSE, CANADÁ


O resort Ocean House, de propriedade dos haida, em Haida Gwaii, na Colúmbia Britânica, Canadá, oferece aos hóspedes uma imersão na natureza e na cultura do povo indígena haida. Artistas normalmente compram pacotes de diversas noites com tours pelas aldeias tradicionais e passeios de caiaque.

FOTO DE OCEAN HOUSE


HOTEL CERRO, CALIFÓRNIA


Com o objetivo de obter a certificação LEED Silver, o Hotel Cerro, em San Luis Obispo, Califórnia, proíbe o uso de plásticos descartáveis e fornece garrafas de água reutilizáveis, além de estações para reabastecimento. Os Jardins Comestíveis do hotel, onde os hóspedes podem colher o que foi plantado, cultiva vegetais orgânicos para a Brasserie SLO.

FOTO DE BRAD DAANE


ACAMPAMENTO BABAI RIVER, NEPAL


O Acampamento Babai River é montado sob demanda, sendo o primeiro a oferecer acomodações no estilo safári dentro do Parque Nacional Bardia, no Nepal, onde podem ser encontrados rinocerontes, elefantes e tigres-de-bengala ameaçados de extinção (56 indivíduos na última contagem). Os hóspedes podem ajudar no fornecimento de filtros de água para os moradores locais que protegem o parque.

FOTO DE BABAI RIVER CAMP


SUNDY PRAIA, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


As 15 vilas com tendas de Sundy Praia ficam na Ilha do Príncipe, declarada pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera. Explore florestas tropicais e recifes tendo como base esse hotel da coleção National Geographic Unique Lodge of the World, onde os hóspedes podem reciclar vidro para fabricar bijuterias e fazer passeios em canoas locais tradicionais conhecidas como pirogues.

FOTO DE GÉRALDINE BRUNEEL


INHABIT, INGLATERRA


Seis sobrados no distrito de Paddington, em Londres, foram transformados no Inhabit, com 89 quartos. O minimalismo nórdico dita o tom quando o assunto é bem-estar, incluindo exercícios físicos e meditação, alimentação vegetariana e mobiliário produzido por uma fábrica de empresas de impacto social.

FOTO DE INHABIT HOTELS


DISCOVERY ROTTNEST ISLAND, AUSTRÁLIA


Recifes em alto mar e 63 praias atraem mergulhadores e surfistas para a Ilha Rottnest, na Austrália, onde não são permitidos carros e onde o resort Discovery Rottnest Island instalou 83 “tendas ecológicas” interligadas por calçadões para reduzir a erosão — e proteger o quokka nativo, cujo tamanho pode ser comparado ao de um gato.

FOTO DE GREG SNELL PHOTOGRAPHY

18 visualizações