Especialista em gastronomia sugere três receitas para renovar o cardápio na noite de Natal

A menos de um mês do Natal, famílias e apaixonados pela cozinha já começam a pensar nos pratos que vão preparar para a noite mais especial do ano.


Em meio a tantas opções clássicas, a especialista e coordenadora do curso de tecnologia em gastronomia da Universidade de Franca (UNIFRAN), Cláudia Haddad Caleiro Pereira, selecionou três receitas, sendo uma opção de entrada, uma de prato principal e também uma opção de sobremesa, que trazem o sabor da tradição mais o refinamento e criatividade de novos ingredientes que renovam o legado gastronômico natalino.


Veja abaixo as sugestões de receitas:


SALADA ITALIANA COM MOLHO BALSÂMICO DE MORANGO Unifran/ Divulgação

SALADA ITALIANA COM MOLHO BALSÂMICO DE MORANGO

Rendimento 08 porções Tempo de preparo 1h


Ingredientes

Salada 1 pé de alface-lisa; 1 pé de rúcula; 2 tomates assados; 2 peras ao vinho; 30 gramas de presunto parma; 1 pé de agrião; 70 gramas de queijo brie; 2 galhinhos de tomilho; 50 gramas de queijo brie em cubinhos.

Tomate 2 tomates; sal; 1 colher de azeite; açúcar.

Pera 2 peras; 500 ml de vinho tinto seco; 500 de água; 100g de açúcar.

Balsâmico de morango 100 ml de vinagre balsâmico; 100 ml de água; 5 morangos; 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Tomate 1 Corte os tomates em quatro pedaços, tipo pétala e retire a semente. 2 Em um bowl acrescente os tomates em pétalas, uma pitada de sal e açúcar e as folhas de tomilho. 3 Deixe marinar por 10 min. Em seguida, leve ao forno e deixe assar em fogo baixo por 20 minutos. Reserve.

Pera 1 Adicione todos os ingredientes e deixe cozinha até a pera ficar macia. 2 Corte em pétala. 3 Reserve.

Balsâmico 1 Em uma frigideira, coloque os ingredientes e deixe reduzir. 2 Amasse o morango sem desmarchar por inteiro para realçar o sabor da fruta.

Montagem  1 Higienize todos os legumes e folhas. 2 Coloque no centro do prato as folhas e harmoniosamente os demais ingredientes. 3 Finalize com balsâmico de morango e os cubinhos de queijo brie.



PEITO DE PERU RECHEADO

PEITO DE PERU RECHEADO

Rendimento 6 porções Tempo de preparo 1 h 30 min

Ingredientes

Recheio 15 ml de azeite; 1 cebola pequena, bem picada; 1½ colher (chá) de gengibre ralado; 2 linguiças frescas; 40 g de damascos secos picados; 40 g de castanhas-de-caju picadas; 30 g de pão branco ralado; 1 ovo grande batido; 2 colheres (chá) de tomilho fresco; 1 colher (sopa) de salsinha; 25 ml de suco de limão-siciliano; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Peru 750 g de peito de peru desossado; 30 ml de azeite de oliva; 2 talos de alho-poró picados; 2 cenouras médias picadas; 2 aipos picados; 30 ml de mel; 10 ml de suco de limão-siciliano; 200 ml de caldo de frango.

Modo de fazer

Recheio 1 Salteie a cebola no azeite. Adicione o gengibre e reserve. Esprema as linguiças e elimine as peles. Acrescente os demais ingredientes e a cebola frita. Misture bem. Acerte o sal e a pimenta.

Peru 1 Retire a pele do peito de peru com cuidado; ela será usada depois. Faça um corte borboleta na carne, abrindo-a ao meio no sentido longitudinal, mas sem cortá-la completamente. 2 Abra o peito de peru numa superfície e achate-o comum martelo de carne ou coma palma da mão. Distribua o recheio sobre a carne, enrole como um rocambole e envolva-o com a pele. Amarre comum barbante. 3 Asse o peru com o aipo, o alho-poró e a cenoura, regado de azeite, em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. 4 Retire do forno e unte o peru como mel e o suco de limão. Volte a assar por mais 25 minutos. Reserve. 5 Ferva o caldo de frango por 5 minutos. Coe-o, se necessário, e sirva como peito de peru fatiado e os acompanhamentos. Decore com ramos de tomilho.



BOMBA GELADA DE CHOCOLATE E CEREJA

BOMBA GELADA DE CHOCOLATE E CEREJA

Rendimento 6 a 8 porções Tempo de preparo 1 h + 12 h para congelar, no mínimo


Ingredientes 2 litros de sorvete de baunilha, ou de creme; 50 g de amêndoas torradas e picadas; 1 rocambole com recheio de caramelo, comprado pronto, ou bolo pronto; 125 ml de vinho doce de sobremesa*; 45 ml de geleia de cerejas; 125 ml de creme de avelã com cacau; 100 g de cerejas cristalizadas, picadas; 150 g de cerejas-pretas, picadas; 180 g de chocolate meio amargo, quebrado; Cerejas para decorar.

*Pode ser substituído por calda de cereja.

Modo de fazer 1 Cubra 1 bowl grande ou 2 bowls pequenos com três camadas de papel filme. 2 Deixe amolecer 500 ml de sorvete em temperatura ambiente. Acrescente as amêndoas, misture e coloque no fundo do bowl. Cubra com uma camada do rocambole (ou bolo) fatiado. Regue com vinho doce e uma camada de geleia de cereja. Leve para congelar, até ficar firme. 3 Amoleça mais 500 ml de sorvete e misture-o como creme de avelã e cacau. Cubra a mistura congelada comeste creme, acrescente outra camada de rocambole, regue com o vinho doce e o resto da geléia de cereja. Leve o conteúdo de volta ao freezer para congelar. 4 Deixe o resto do sorvete amolecer um pouco, à temperatura ambiente. Adicione as cerejas cristalizadas, as cerejas-pretas picadas, misture bem e cubra novamente o bowl com essa mistura. Deixe congelando por 6 a 8 horas.

Montagem 1 Derreta o chocolate meio amargo e deixe esfriar. 2 Tire o bowl de sorvete do congelador e vire-o sobre um prato largo. Retire o plástico-filme. Cubra com o chocolate derretido, ou fatie a sobremesa e sirva cada porção com o chocolate e as cerejas.


Sobre a UNIFRAN - Com mais de 40 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 47 mil alunos, entre cursos de graduação, especializações, mestrado e doutorado, presenciais e a distância, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Faculdade Caraguá – FAC (Caraguatatuba – SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha – RS), Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul – RS) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

4 visualizações