Exposição - Fauna Brasileira em Cores, por Marcos Brasil

Atualizado: 25 de Set de 2018

Exposição “Fauna Brasileira em Cores”, por Marcos Brasil é apresentada em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, entre os dias 29 de setembro e 27 de outubro de 2018.


Todas as obras foram pintadas entre os anos de 2017 e 2018. Trata-se de uma coleção com 27 telas concebidas em uma unidade do ponto de vista de seu tamanho, 90x90, e técnica: acrı́lico sobre tela.



As telas interpretam espécies da fauna brasileira em seu bioma e ao lado de seus filhotes e ou ninhos, em uma representação do eterno contínuo da vida. Marcos Brasil concebeu este projeto de diálogo de sua arte com a preservação das espécies, chamando a atenção para a ação humana que tem colocado em risco a fauna brasileira e a vida no planeta também. Cada uma dessas espécies representa, nesta coleção, um estado brasileiro. Ele usa cores com liberdade em palhetas que disponibilizam tons suaves, até a vivacidade das cores puras. Os galhos retorcidos das árvores, folhas, frutos, estão nos traços sinuosos e delicados, nas linhas curvas e harmônicas. São as formas da vegetação do Cerrado onde ele vive e se inspira, que emergem em suas telas.


Tela - Marcos Brasil - PATO MERGULHÃO

O movimento das águas se destaca nas figuras principais que estão vivenciando com alegria e segurança o fato de terem sua casa e viverem nela. A paisagem em segundo plano constrói esse ambiente. As bordas da tela protegem essa relação entre fauna e flora que mantém a vida. Os tons locais são reinterpretados, e a sobreposição de planos e detalhes constrói a referência estética que harmoniza sua obra e identifica seu traço. O artista busca com sua obra sensibilizar as pessoas, trazendo-as para o cuidado com o sistema onde vivem, o bioma que as abriga, além do cuidado com elas mesmas, entre si. Como um item de inovação em acessibilidade o projeto inclui um CD de áudio-descrição, que traz narrativa sobre os quadros para estímulo a participação dos cegos e deficientes visuais consumidores de arte. Este projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, SEDUCE e Governo de Goiás.


Tela - Marco brasil - CACHORRO VINAGRE

Sobre o artista

MARCOS BRASIL nasceu em Lupionópolis, norte do Paraná e viveu muito tempo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Trabalhou como tintureiro, borracheiro, metalúrgico e gráfico. Sempre gostou de desenhar. Começou a estudar artes plásticas na faculdade, mas decidiu sair de lá e estudar diretamente com artistas experientes que admirava. Trabalhou com artes gráficas até 2003, quando decidiu ir morar em Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Ali, se estabeleceu no povoado de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás. Fez o curso de Guia Turístico, e passou a trabalhar cotidianamente em estreita relação com a natureza do Cerrado, dialogando com suas formas. Nesse universo Marcos Brasil tem criado sua linguagem artística, e agora apresenta seu mais recente trabalho, “Fauna Brasileira em Cores”.


SERVIÇO Exposição

“Fauna Brasileira em Cores”, por Marcos Brasil

29 de setembro e 27 de outubro de 2018 | VERNISSAGEM: 29 de setembro, sábado – 18h

Entrada franca.

Local: Casa da Cultura de Alto Paraíso – Instituto OCA Brasil Endereço: Av. Ari Valadão Filho, qd01, Lt07 – Centro – Alto Paraíso de Goiás

17 visualizações