Exposição “Leonardo da Vinci Vive” reúne 21 protótipos do artista. Seis são inéditos

Mostra faz parte das comemorações do Aniversário Leonardiano, ação integrada entre Embaixada da Itália e Escola Leonardo Da Vinci


Como parte das comemorações do Aniversário Leonardiano, a Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com a Escola Leonardo da Vinci, traz à capital federal a exposição Leonardo da Vinci Vive. A mostra reúne, na Sala Nervi da Embaixada italiana, 21 protótipos – seis inéditos – de um dos artistas mais importantes do Renascimento. Em 2019, são comemorados 500 anos da morte do cientista, inventor e gênio das artes plásticas Leonardo da Vinci. A exposição acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de novembro de 2019 e a entrada é franca (é preciso fazer agendamento prévio). 

A exposição Leonardo da Vinci Vive será aberta ao público geral, mas sua principal finalidade é didática. Ao propor a realização da mostra, a Embaixada da Itália tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do DF um contato mais próximo com a obra e a vida do artista. Por isso, abrirá suas portas, em dias e horários especiais, exclusivamente para as turmas. Para isso, as escolas interessadas deverão fazer o agendamento prévio pelo e-mail eventos.brasilia@esteri.it.



Os seis modelos inéditos de Da Vinci, o “Carro Cortador”, a “Balestra”, a “Ponte Giratória”, o “Inclinômetro”, o “Bate-estaca” e a “Serra Hidráulica”, foram construídos em tamanho natural. Também estarão expostas as obras: “Escavadeira de Trincheira”, “Catapulta”, “Mecanismo de Bater Asas”, “Parafuso e Porca”, “Estudos da Asa”, “Máquina Voadora”, “Bicicleta”, “Câmbio”, “Caminhar sobre a água”, “Grua”, “Barco Canhão Giratório”, “Barco com Pás”, “Anemômetro”, “Máquina para Medir a Velocidade do Vento” e “Técnica de Assalto”. As peças serão acompanhadas de painéis com reproduções de obras famosas de Leonardo da Vinci, como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”.

Para o embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, “este projeto é certamente um exemplo emblemático da natureza das iniciativas culturais da Embaixada da Itália em Brasília. Estamos constantemente criando um link entre instituições italianas e brasileiras, um link de qualidade e capaz de realizar e oferecer produtos culturais de altíssimo nível para o público brasileiro”. 


500 anos sem Da Vinci

Para comemorar o 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, a Embaixada da Itália em Brasília traz à cidade, além da exposição Leonardo da Vinci Vive, conferências e exibições de filmes.

Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, sobretudo na época renascentista (1300 – 1600), ao lado de pintores como Michelangelo e Rafael Sanzio. Da Vinci é muito conhecido pela sua enigmática Mona Lisa, pelo grande legado em inúmeros campos do conhecimento e por ser a personificação do homem renascentista. 


SERVIÇO

Exposição Leonardo da Vinci Vive

Período: De 27 de setembro a 1º de novembro de 2019

Local: Embaixada da Itália – St. de Embaixadas Sul Quadra 807 – Lote 30, Asa Sul

Horário de visitação: segundas, quartas e sextas-feiras – das 10h às 13h

A exposição será aberta em dias e horários especiais para turmas de escolas, mediante agendamento prévio.Agendar previamente pelo e-mail: eventos.brasilia@esteri.it

Entrada gratuita

31 visualizações