Free Fire fora do ar: veja o que fazer quando o jogo não conecta

Servidor em manutenção e erro de autenticação: veja possíveis soluções quando o jogo não conectar


Free Fire Battlegrounds é um Battle Royale disponível para download grátis em celulares Android e iPhone(iOS). O jogo desenvolvido pela Garena é sucesso de popularidade no Brasil, e está no topo dos aplicativos mais baixados na Google Play Store. Às vezes, usuários afirmam não conseguir conexão com o servidor do jogo, que passa por diversas atualizações e fica indisponível durante as manutenções. Confira, a seguir, possíveis soluções para problemas de conexão no Free Fire. O passo a passo foi realizado em um Samsung Galaxy J4 com o sistema Android 8.0.


Veja possíveis causas e soluções para problemas de conexão no Free Fire — Foto: Reprodução/Garena

Verifique sua conexão com a Internet

Antes de qualquer coisa, verifique a conexão com a Internet de seu dispositivo. É recomendado jogar Free Fire utilizando uma rede Wi-Fi. Caso você não consiga entrar no jogo por uma rede Wi-Fi, reinicie seu roteador e tente novamente. Outra opção é interromper qualquer download ou procedimento que esteja sobrecarregando o uso da conexão, como vídeos, uploads e streams. Em último caso, troque para os dados móveis e tente executar o aplicativo novamente.


Caso a mensagem de erro de conexão apareça, troque para os dados móveis e tente novamente — Foto: Reprodução/Cleiton Madruga

Verifique o status do servidor

É possível que o servidor do Free Fire esteja fora do ar, ou no processo de alguma nova atualização. Uma boa opção é verificar se há algum aviso sobre instabilidade ou atualização do servidor nas páginas oficiais do Free Fire nas redes sociais, como Twitter e Facebook. Plataformas como o Down Detector também são úteis para checar a disponibilidade do servidor.


Plataformas como Down Detector mostram indisponibilidade nos servidores — Foto: Reprodução/Cleiton Madruga

Feche os aplicativos em segundo plano

Existe a possibilidade do problema não estar relacionado com sua conexão. Neste caso, é importante sair de aplicativos que estejam consumindo a memória RAM do celular. No entanto, apenas fechar um programa não é o suficiente para liberar espaço na memória. É necessário acessar as configurações do sistema para encerrar a atividade dos aplicativos. Entre nas configurações de memória RAM do seu celular e encerre os programas em segundo plano ou reinicie o celular.


Feche os aplicativos em segundo plano e execute o aplicativo novamente — Foto: Reprodução/Cleiton Madruga

Limpe o cache do aplicativo

É possível que exista um erro de autenticação, que acontece quando o servidor não consegue acesso aos dados da conta do Facebook ou VK vinculada à sua conta Free Fire. Nesse caso, você pode limpar o cache do aplicativo para que retorne às suas configurações iniciais.

É importante mencionar que este método só deverá ser tentado caso sua conta Free Fire esteja conectada ao Facebook ou VK, já que uma vez que o cache do jogo for excluído todos os dados dele no celular também serão apagados. Para isso, entre nas configurações de aplicativos no seu celular e selecione o aplicativo do Free Fire. Selecione "Forçar parada", e depois, "Limpar cache". Depois, tente entrar no jogo novamente.


Clique em "Forçar parada", e depois "Limpar cachê" para retornar o aplicativo para seu estado inicial — Foto: Reprodução/Cleiton Madruga

11 visualizações