iPhone 11 | Tudo o que sabemos sobre o próximo smartphone da Apple

Enquanto setembro não chega, os rumores sobre o novo iPhone Pro (também chamado de iPhone XI) não param de surgir.


A promessa é de que o smartphone da gigante de Cupertino surpreenda usuários ao chegar com a melhor câmera do mercado.



A seguir, confira os rumores que circulam no mercado sobre o iPhone 11.


iPhone 11: lançamento

Seguindo sua tradição anual, a expectativa é de que o novo iPhone seja apresentado em evento realizado no mês de setembro, ainda sem data definida. Um vazamento da operadora norte-americana de telefonia Verizon também confirma que o smartphone será lançado ao fim do mês de setembro.


iPhone 11: design

Segundo informações da Bloomberg, a Apple irá lançar três iPhones. Dois deles serão a continuidade do iPhone Xs e iPhone Xs Max, e devem se chamar iPhone 11 e iPhone 11 Pro respectivamente. Haverá ainda, segundo o mesmo rumor, uma nova geração do iPhone XR, originalmente lançado em 2018, que deve se chamar iPhone 11R.



Capinha do iPhone 11 em pré-venda da Olixar (Foto: Divulgação)

O suposto design do iPhone Pro também está dando o que falar: com uma configuração de câmera tripla, que ocupa boa parte da traseira do aparelho, o visual ainda não caiu na graça de todos os usuários – assim como aconteceu com o notch. Já o iPhone 11 deve ter uma configuração de câmera dupla mantendo o visual dos modelos atuais.


iPhone 11: tela

As telas dos novos iPhones devem vir as mesmas configurações dos modelos atuais, com painel OLED para o iPhone 11 Pro e iPhone 11. Já o iPhone 11R deve permanecer com a mesma tela IPS LCD do modelo atual, o XR.

Os três aparelhos, contudo, podem chegar ao mercado trazendo uma nova versão da tecnologia True Tone, que ajusta automaticamente as cores do painel para torná-las mais fiéis à iluminação ambiente. Além disso, segundo a Bloomberg, a tecnologia 3D Touch deve ser substituída pelo Haptic Touch, que basicamente substitui o motor físico de vibração e resposta tátil do aparelho por recursos de software.

Também há novidades para o notch, ou melhor, para o tamanho do entalhe dos próximos iPhones. Isso porque recentemente a AMS, uma fabricante de sensores, anunciou a criação de um novo sensor óptico que pode "medir com precisão a intensidade da luz ambiente por trás de uma tela OLED".

De acordo com a Reuters, a Apple usa sensores ópticos AMS para reconhecimento facial 3D no iPhone e responde por 45% dos negócios dela. Então, não é difícil imaginar que a Apple gostaria de usar o novo TCS3701 Color e Proximity Sensor da AMS no próximo iPhone. Isso poderia resultar em um entalhe menor.



iPhone 11: adaptador USB-C 

O rumor não é novo, mas agora parece que a Apple finalmente vai trocar o adaptador de energia USB de 5W pelo USB-C de 18W.

Recentemente, o site Mac Otakara chegou a confirmar a informação com fornecedores chineses. A publicação diz que os três novos modelos, iPhone 11, 11 Pro e 11R, devem fazer uso desse padrão. Isso não significa que os iPhones serão lançados com portas USB-C, mas sim que eles virão com cabos no padrão Lightning na entrada e USB-C na saída.

Em relação a esse boato, vale ressaltar que o mesmo adaptador USB-C era esperado para as versões do iPhone do ano passado e, mesmo com fotos vazadas, a Apple não trocou os cabos de seus smartphones, apenas os do iPad Pro. A mudança resultou em velocidade de carregamento mais rápida para o tablet mais poderoso da empresa.

iPhone 11: carga e bateria maior

Recentemente, o analista Ming-Chi Kuo, que tem anunciado rumores precisos sobre os produtos da Apple, publicou que o novo iPhone suportará o carregamento sem fio bidirecional. Isso significa que usuários poderão usar o smartphone para carregar outros dispositivos da marca, como os AirPods, com base de carregamento sem fio.

Com o novo recurso, Kuo diz que a Apple planeja aumentar as baterias do iPhone. O sucessor do iPhone XS poderia ter uma bateria 25% maior, enquanto o iPhone XS Maxpoderia ver um aumento de cerca de 15%. Já o sucessor do iPhone XR terá um ganho menor de bateria, de cerca de 5%.


iPhone 11: configuração de câmera tripla

No início deste ano, uma imagem renderizada do próximo iPhone levou muitas pessoas a acreditarem que o conceito não veria a luz do dia: o design mostrava a nova versão do iPhone com um enorme quadrado no canto superior esquerdo que abrigava três câmeras e um flash LED.

Em janeiro, entretanto, uma reportagem da Bloomberg afirmou que a Apple estava testando uma configuração de câmeras triplas para os próximos iPhones. Depois, vazamentos passaram a indicar o mesmo caminho.


Renderizações também mostraram iPhone 11 com câmeras traseiras na horizontal (Foto: Reprodução)

A expectativa é que, além das duas câmeras traseiras que já existem nos iPhones XS e XS Max, o iPhone 11 Pro chegue com uma terceira lente grande-angular de 12 MP, que permitirá tirar fotos em um campo de visão de 120º.

A câmera frontal também será atualizada de 7MP com quatro elementos de lentes para 12MP com cinco elementos de lentes. Como comentamos acima, o iPhone 11R deve ganhar uma segunda lente, ausente na geração atual, que deve ser usada para zoom óptico e desfoque de campo.



iPhone 11: especificações técnicas

Uma reportagem do DigiTimes afirma que os três iPhones 11, o 11 Pro, o 11 e o 11R, terão um chipset de sete nanômetros "apelidado de A13" e fabricado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company.

O relato tem uma boa chance de ser verdadeiro: os novos smartphones topo de linha da Apple geralmente têm novos chipsets. O chip atual no iPhone XS é o A12 Bionic, o primeiro de sete nanômetros do mercado. No geral, as principais especificações técnicas devem ser as seguintes, conforme os rumores:

Processador: A13 Bionic;Armazenamento: até 512GB;Memória RAM: 4GB;Tela: OLED de 5,8" no 11, e 6,5" no 11 Pro (2.436 x 1.125 pixels);Bateria: até 4.000 mAh no 11 Pro;Sistema: iOS 13;Câmera: 12 MP frontal e até 18 MP (tripla) na traseira com ângulo de 120º;Face ID aprimorado, NFC e Bluetooth 5.1.

iPhone 11: iOS 13

Por fim, o sistema operacional dos novos iPhones será o iOS 13, que já anda em fase de testes beta público desde meados de junho. Essa versão traz como diferencial o tema escuro em todo o sistema e pequenos refinamentos em aplicativos nativos do sistema.

31 visualizações