Robôs inteligentes a favor do empresário e do setor público

Apesar da pandemia de Covid-19, a tendência é que até 2021 o uso da tecnologia Robotic Process Automation - RPA atinja U$2 bilhões de dólares

O dia a dia do mundo empresarial pode se tornar uma tarefa complexa a depender do modelo de negócios. As falhas humanas em processos repetitivos podem trazer prejuízos de logística e também para a imagem das empresas e do setor público. 


Dados da Gartner apontam que apesar do Coronavírus (Covid-19), o mercado global de sistemas automatizados de robôs ((Robotic Process Automation - RPA) saltará de U$683 milhões de dólares para U$ 2 bilhões em 2021. Além disso até 2022, 85% das empresas ou setor público adotarão alguma forma de automação por meio de sistemas automatizados de robôs RPA. 


A longo prazo, para empresas o retorno do investimento pode ocorrer em 6 meses a variar conforme o projeto. Para além disso, outros benefícios do uso do RPA são: redução de custos da operação, desenvolvimento de novos serviços, controle operacional mais eficiente, integração entre sistemas com pouca codificação (se comparado ao processo convencional de desenvolvimento), mais tempo para o core business e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Para o presidente da Memora Processos Inovadores, Marcos Paiva, as diversas soluções que estavam sendo concebidas para favorecer a conexão entre pessoas e a otimização de tarefas manuais tiveram seu amadurecimento precipitado pelas novas demandas forçadas pelo uso de serviços digitais que a Covid-19 trouxe para o mundo dos negócios “Nesse contexto, o RPA, que já vem há muito tempo se consolidando como alternativa para aumento de eficiência dos processos, se tornou crucial para muitas indústrias e certamente despontará como pedra de toque da modernização dos serviços públicos". O que é RPA?

A tecnologia Robotic Process Automation - RPA consiste em automatizar processos com o uso de robôs inteligentes que podem operar processos e sistemas como pessoas em tarefas repetitivas. Por exemplo, para empresas de logística, o sistema pode aferir divergências entre notas fiscais eletrônicas (NFes) e a ordem de despacho do produto- Conhecimento de Transporte Eletrônico CTes) e realizar o controle entre os fornecedores e o cliente, reduzindo as chances de reclamação pelo não recebimento do produto adquirido. Também é possível implementar o RPA na geração da folha de pagamento com a conferência com o e-Social do governo no formato de chatbot (programa que faz o que é programado, simula conversa humana em um chat, muito utilizado por grandes empresas. Desta forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”).


Algumas aplicações da tecnologia



Ampliando a oferta Com mais de 16 anos no mercado de Tecnologia e Inovação, a empresa brasiliense Memora Processos Inovadores acredita que a tendência do uso de RPA faz parte do futuro e de empresas e organizações públicas que buscam crescimento. A empresa firma parceria com a Digital Path - esta especializada em soluções disruptivas para o novo cenário pós-covid. “A parceria fortalece nossa proposta de valor em ajudar na transformação digital das empresas e negócios, colocando a tecnologia no centro dos processos e ampliando a nossa presença no setor público”, diz o CEO da Digital Path, Elton Donato. “Nossa tecnologia de RPA passa a fazer parte das ferramentas utilizadas pela Memora e potencializa a digitalização do setor”.

Segundo os líderes das empresas parceiras, as transformações da sociedade passam pelo repensar dos serviços disponíveis ao cidadão, potencializados pela contínua evolução tecnológica. “Um dos componentes mais pragmáticos da transformação da experiência dos cidadãos é a utilização de RPA para oferecer novos serviços, mais ágeis e eficientes. O retorno do investimento e o encantamento dos cidadãos em curto prazo é o grande apelo do RPA para a transformação dos serviços", explica o presidente da Memora.A aliança estratégica entre as duas empresas já está em operação a partir deste mês. 


Para saber mais sobre as soluções da Digital Path, acesse www.digitalpath.com.br e para conhecer o trabalho da Memora Processos Inovadores, visite www.memora.com.br


Sobre a Digital Path 

Sediada em Alphaville, na cidade de Barueri, estado de São Paulo, a Digital Path tem como missão acelerar nas empresas a adoção de tecnologias da indústria 4.0 com objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade dos negócios, reduzir custos e falhas operacionais. Como a maioria das empresas não nasce preparada para a era da hiper automação, além de soluções disruptivas e baseadas em tecnologia intensiva, a Digital Path dispõe de uma metodologia baseada nos pilares Pessoas, Processos, Sistemas, Cultura e Tecnologia para auxiliar o mercado a entender e acelerar a transformação digital. 


Sobre a Memora 

A Memora Processos Inovadores possui mais de 100 casos de sucesso no setor público com a utilização de conceitos, métodos e soluções de modernização da gestão. Ao longo de sua trajetória, apresentou resultados que viabilizaram a transformação digital dos serviços, proporcionando segurança, agilidade e rapidez aos clientes dos nossos clientes. Ou seja, o impacto que geramos nas empresas que atendemos é sentido em todo o ciclo de vida da instituição do funcionário ao utilizador do serviço. 


Também contribui para que empresas alcançassem resultados com soluções que otimizam a prestação de serviços, evitam retrabalho e direcionam equipes para executarem tarefas alinhadas ao planejamento estratégico da companhia. Com desenvolvimento de plataformas que possam auxiliar no processo de tomada de decisão de seus líderes, painéis analíticos com indicadores que avaliam performance. Trazendo as facilidades que a tecnologia pode proporcionar para promover a inovação tecnológica nas instituições. Há mais de 16 anos no mercado, a Memora possui seis escritórios no Brasil e um na Europa. 

9 visualizações