Vietnã é eleito novo membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu esta sexta-feira cinco novos membros não-permanentes do Conselho de Segurança.


Os vencedores foram Níger, Tunísia, Vietnã, São Vicente e Granadinas e Estônia que conquistaram as vagas distribuídas por regiões. Os Estados-membros eleitos este ano assumirão seus cargos em 1º de janeiro de 2020 e servirão até 31 de dezembro de 2021.


Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Na sessão 73 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 7 de junho de 2019, o Vietnã foi eleito como membro não-membro do Conselho de Segurança da ONU para o mandato 2020-2021, com 192/193 votos a favor.

O Vietnã acredita que participar das atividades do Conselho de Segurança é uma tarefa séria e o Vietnã fará o seu  melhor durante o mandato de 2 anos para contribuir para melhorar a eficácia das actividades do Conselho de Segurança, promovendo o diálogo. contribuir para a busca de soluções pacíficas para conflitos e para que vozes  dos países sejam ouvidas e refletidas nessas atividades. Durante o mandato. o Vietnã dará prioridade especial a:


– Prevenção de  conflitos, a diplomacia preventiva e resolução pacífica de disputas  e promoção da implementação do Capítulo VI da Carta da ONU.

– Reformas da metodologia de trabalho do Conselho de Segurança; reforçar o papel das organizações regionais de acordo com o capítulo VIII da Carta da ONU.

– Proteção de  civis e infra-estrutura essencial em conflitos armados.

– Mulheres, paz e segurança, crianças em conflitos armados.

– Resolução das conseqüências causadas por conflitos, especialmente o manuseio de explosivos / bombas e minas remanescentes, a serviço da reconstrução e do desenvolvimento socioeconômico.

– Operações de manutenção da paz das Nações Unidas.

– O impacto das mudanças climáticas na paz e segurança internacionais


Brasila,  07 de Junho de 2019- Embaixada do Vietnã no Brasil

12 visualizações